COACHING

COACHING

Coaching – Valter Cichini

COACHING é um processo com início, meio e fim, uma assessoria pessoal em que um profissional permanece com você e o ajuda a implementar suas novas habilidades e mudanças. O coach apoia o cliente na realização de metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também, do reconhecimento e superação de suas fragilidades. É focado em garantir que seus objetivos realmente se realizem.

Indicado para pessoas que sabem que o sucesso pessoal ou corporativo não é um ponto de chegada, mas um caminho que necessita de planejamento, superação de obstáculos, excelência pessoal, motivação, equilíbrio e transformação individual.

Origem do nome: Coaching (Coach, língua inglesa; coche Francês, kutche Alemão, kocsi Húngaro), Kócs é uma cidade húngara onde a palavra foi utilizada pela primeira vez para designar “carruagem de quatro rodas”. Gíria de origem universitária norte-americana para designar “tutor particular” que prepara o aluno para um exame de uma determinada matéria. Instrutor ou treinador de atletas, atores ou cantores.

Como funciona:

O trabalho inicia-se normalmente pela definição dos objetivos visados pelo cliente, que podem abranger diversas áreas. As questões ou temas podem ser de origem pessoal ou profissional, carreira, esportes, equipe, enfim, que contribuam para o desenvolvimento de um ou mais clientes.

Definida a meta, antes do Plano de Ações é feita uma análise do que contribui ou impede o alcance da meta, seja por parte do cliente e/ou do cenário em que está inserido. Nesta fase, valores e crenças são confrontados com a meta e é verificado se há congruência entre eles. O “coach” avalia as forças e fraquezas do seu cliente face aos objectivos visados e ao meio em que este atua, e define um plano que permita alcançar os resultados desejados. Com estas informações, inicia-se a elaboração das fases do Plano de Ações, de forma claras, com prazo determinado, recursos necessários e o comprometimento do próprio cliente frente ao desafio plenamente atingível.

Os diferentes tipos de coaching

Coaching Pessoal ou Coaching de Vida (Life Coaching)

Objetiva a capacitação das pessoas na sua auto-realização pelo alcance de suas metas, alinhando-as para uma vida equilibrada com seus valores, missão e propósito de vida. A meta a ser trabalhada pode estar em qualquer área da vida da pessoa, como saúde, relacionamentos, espiritualidade, finanças, carreira, administração do tempo, família, etc. O coach vai apoiar o coachee (cliente) na definição da meta, na estratégia para alcançar os resultados almejados e também na superação dos desafios que aparecerem ao longo do caminho. Durante o processo de coaching, o foco é no presente e no futuro, e o coach trabalhará para manter o coachee em ação para que, ao final, ele realize o que se propôs. Atualmente existem vários nichos de coaching pessoal, entre eles: Coaching de Casamento (ou de noivas), Coaching para Emagrecimento, Coaching para Jovens, Coaching Financeiro, e afins.

Coaching de Equipe

Esse tipo de Coaching destina-se a equipes multidisciplinares e multifuncionais que estão com dificuldades em lidar com conflitos e com diferenças, equipes que não estão alinhadas com uma mesma visão, missão, valores, propósito e precisam desenvolver competências para aumentar a sinergia e obter um melhor desempenho do grupo. Uma equipe apoiada por um Personal Coach conseguirá lidar melhor com os conflitos e diferenças do grupo gerando soluções criativas e inovadoras, os integrantes da equipe estarão alinhados com uma visão, missão, valores e propósito caminhando todos para uma mesma direção, conseqüentemente a sinergia do grupo aumenta, as competências são desenvolvidas, assim a equipe trabalha mais fácil e eficientemente, atingindo um alto desempenho e aumentando efetivamente a motivação.

Coaching de Carreira

Esse tipo de Coaching destina-se a pessoas que:

• Estão iniciando uma carreira;

• Estão insatisfeitas com sua carreira,

• Estão passando por transição em sua carreira;

• Querem encontrar um trabalho;

• Querem mudar de carreira;

• Querem voltar ao mercado de trabalho;

• Sonham com uma profissão.

Uma pessoa apoiada por um Personal Coach conseguirá definir melhor a sua carreira, visualizando seus sonhos, clareando seu propósito, percebendo suas intenções, definindo metas, alinhando seus valores mais significativos com sua carreira. Perceberá quais competências já estão presentes em sua vida e quais precisam ser desenvolvidas para que sua carreira seja mais brilhante, sendo assim terá a oportunidade de desenvolver essas competências.

Coaching Executivo

Visa capacitar executivos na sua performance e excelência pessoal e nos negócios. Assiste o executivo na identificação de metas, valores, missão e propósito da empresa no mercado. Também trabalha a clareza da sua missão pessoal e empresarial, objetivando o equilíbrio dos propósitos da empresa, de suas necessidades humanas e dos diferentes papeis vividos na empresa, na família e na sociedade.

Coaching de negócios

Esse tipo de Coaching destina-se a Organizações que querem desenvolver seus colaboradores, desde a alta administração até equipes no seu ambiente de trabalho para aprimorar aspectos profissionais. É um prosseguimento crucial ao treinamento de negócios, pois muitos não causam os resultados benéficos esperados devido a falta de apoio às pessoas no seu ambiente de trabalho depois dos treinamentos. Um negócio apoiado por um Personal Coach conseguirá aproveitar muito mais o potencial e o desempenho dos colaboradores, onde se integram todos os outros modelos de coaching (executivo, de equipe, de carreira, de vida), todos são alinhados para o mesmo objetivo, desenvolver a visão, valores, missão e propósito do negócio, alinhando todos para a mesma direção, desenvolvendo competências, dando prosseguimento aos treinamentos para que assim os resultados sejam mais efetivos e eficazes.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Acesse nossos canais