PSICOLOGIA

PSICOLOGIA

COMO A PSICOLOGIA PODE AJUDAR VOCÊ ?

Psicólogas: Josiane Felipin e Silvia Ribeiro.

Processo que tem como objetivo, proporcionar o auto conhecimento, possibilitando a melhor percepção e adequação a realidade interior e exterior, como também maior compreensão dos conflitos emocionais que interferem nas relações afetivas.

Conhecer as próprias emoções, saber identificar os sentimentos quando ele ocorre, saber lidar com as emoções, saber reconhecer as emoções no outro, desenvolver empatia é uma das qualidades primordiais para a vida em grupo, seja familiar, no trabalho ou em sociedade.

A psicoterapia pode auxiliar o indivíduo nas diferentes etapas da vida, e nas diferentes dificuldades apresentadas por esta. Um psicodiagnóstico e tratamento adequado com acompanhamento correto pode ajudar qualquer pessoa com dificuldades a ter uma vida produtiva, com qualidade e satisfação. Minimizar e as vezes extinguir o sofrimento é possível, desde que você procure ajuda qualificada.

TRATAMENTO DE DEPRESSÃO

A tristeza é dos sentimentos humanos o mais doloroso. Todos nós tomamos contato com ela em algum momento de nossas vidas. A tristeza passageira, a "fossa" ou "baixo-astral", o "estar down" fazem parte da vida, e são superados após algum tempo. Mas a depressão se caracteriza por uma tristeza profunda e duradoura, o humor fica deprimido, melancólico. O indivíduo pode se sentir angustiado, ansioso, desanimado, perda do interesse ou prazer em atividades que antes eram apreciadas, com falta de apetite sexual, perda da esperança, com pensamentos negativos, pessimistas, de culpa ou auto-desvalorização, baixa auto-estima, dificuldades para dormir, ou excesso de sono, as vezes tédio e apatia sem fim. A depressão acarreta na pessoa deprimida uma serie de alterações em suas relações com as pessoas que a cercam, em suas atividades e fundamentalmente, na forma de expressão afetiva que possui. A dinâmica de suas emoções encontra-se prejudicada, ou seja tem dificuldades em relacionar-se com as pessoas e o mundo a sua volta.

Para o tratamento da depressão geralmente são necessários acompanhamento médico e psicológico, A psicoterapia pode auxiliá-lo, levando a pessoa a reflexões sobre o funcionamento dinâmico de suas emoções, possibilitando assim a reconstituição de seu modo de ser, que se encontra circunstancialmente alterado. A psicoterapia proporciona alívio do sofrimento que a depressão acarreta.

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Ao despertar a necessidade da escolha de uma profissão, geralmente nos damos conta de que apesar de nos sentirmos adultos, ainda não temos maturidade suficiente para tomar tão cedo uma decisão que pode ser para a vida inteira. Encarar o vestibular e descobrir que não era bem aquilo que se queria como opção profissional, e ter medo de mudar de curso por causa da pressão da família e da sociedade é muito mais comum do que se imagina. A orientação vocacional visa auxiliar na resolução de conflitos que impedem a escolha profissional, contribui para o auto conhecimento, proporcionando ao indivíduo o conhecimento de suas potencialidades, interesses e características de personalidade. Viabiliza uma visão da escolha, e se esta é compatível com suas características pessoais e suas reais necessidades.

DIFICULDADES EM APRENDIZAGEM

Os indivíduos enfrentam diferentes tarefas sócio psicológicas à medida que crescem, as exigências vão sendo feitas pela sociedade e novas formas de reagir devem ser desenvolvidas A forma como cada um vai resolver os desafios de cada um dos estágios vai determinar sua personalidade, sua identidade, enfim seu ajustamento. Notas baixas, agressividade com colegas de classe, falta de atenção e concentração, hiperatividade ou apatia na sala de aula, podem ser alguns sinais de que algo não vai bem com a criança. Tais dificuldades refletem na aprendizagem e geralmente os problemas com os estudos escolares freqüentemente coexistem com os conflitos emocionais e tensões. O psicólogo identifica e auxiliar nas dificuldades que a criança apresenta em fase escolar, propicia à criança condições de explorar seus sentimentos e atitudes, de se libertar de suas emoções reprimidas, alcançam uma evolução psicológica e uma maturidade suficiente para a realização dos trabalhos escolares.

OFICINA DE MEMÓRIA E GRUPOS DE TERCEIRA IDADE

Envelhecer sem perdas de nossa história de vida e assimilando fatos recentes também está diretamente relacionado ao bom funcionamento de toda esta complexa estrutura de que é constituído o ser humano. Quem é que no cotidiano não se esqueceu de algo, acontece que com o passar dos anos a mente precisa ser cada vez mais exercitada. Para a terceira idade lembrar de fatos passados é uma forma de exercitar. E esta tem a finalidade de conservar o passado do indivíduo na forma que é mais apropriada a ele, pois é do presente que parte o chamado, ao qual a lembrança responde. É entendendo as relações do passado e sua articulação com o presente que podemos entender o velho como um todo. O processo psicoterapêutico é um instrumento que permite ao idoso reconstruir sua identidade,aumentando a auto estima, maior autonomia, é a oportunidade de elaborar questões que ficaram pendentes na historia de vida, reconstruir a identidade, tornando o idoso mais consciente de seus direitos e deveres como cidadão. As atividades dentro das oficinas colocam em prática funções improdutivas, tornando-se uma pessoa plena de suas competências.

SITUAÇÕES TRAUMÁTICAS

Pré e pós cirúrgicas, perdas. A vida, a doença e até mesmo a morte constituem-se como aspectos que devem ser considerados de forma multidisciplinar. O psicólogo pode auxiliar no sentido de tornar claro o que significa o percurso da vida: viver, adoecer, recuperar-se e morrer. Apoiar, orientar e compreender o sentido dado, por aquele que está doente, bem como o de seus familiares, à doença, à vida e à possibilidade do morrer, permitem que a pessoa expresse livremente seus sentimentos, medos, desejos e que se sinta acima de tudo dono de sua vida e, portanto, podendo participar de tudo que lhe acontece. Na relação com os familiares, sabendo-se que o desajuste do grupo familiar é algo freqüente membros quando algo não vai bem com algum membro. Dá-se atenção aos familiares, bem como as informações pertinentes, ajuda, apoio adequado, Minimizando o sofrimento do grupo familiar.

OBESIDADE

Enfrentar o preconceito social, estar fora dos padrões de beleza, ter consciência das possíveis doenças causadas pela obesidade, são algumas das dificuldades que o obeso pode ser submetido. Emagrecer não é tão fácil assim, tem-se uma condição complexa determinada por fatores genéticos familiares e culturais. O obeso recorre a comida como forma de saciar suas frustrações, é como ele se comendo suas angustias fossem sanadas, e há um sentimento de vazio que tem-se a sensação de que comendo ele irá suprir suas necessidades emocionais. Sua maior dificuldade é diferenciar a fome de sensações como ansiedade e desconforto. Alguns obesos tem auto estima rebaixada, sentem que seu corpo é feio e tem a sensação que as pessoas o encaram com desprezo e rejeição. A psicoterapia pode ajudar a pessoa a aumentar a auto estima, busca facilitar a expressão de emoções e possibilitar a ativação e exploração dos conflitos, uma vez que a pessoa consegue falar sobre suas dificuldades emocionais e resolve-las a seu modo, sua necessidade de comida pode ser sanada. Sua evolução psíquica é acompanhada pela evolução corporal.

TRANSTORNO DO PÂNICO

Os transtornos de ansiedade são grupo de doenças psiquiátricas que compartilham o mesmo sintoma a ansiedade, que tem crises de pânico recorrentes de inicio súbito de temor ou apreensão intensos associados com o sentimento de desastre eminente. Os sintomas mais comuns são como uma preparação do corpo para algo terrível e o corpo reage como tal, a pessoa tem sudorese, aumento da freqüência cardíaca, palpitações, falta de ar, sensação de desmaio, adormecimento, ondas de calor, tremores, náuseas e calafrios. A psicoterapia pode ajudar o indivíduo a buscar harmonia e equilíbrio pessoal para enfrentar as diversidades vitais de maneira menos estressantes. Auxilia o indivíduo na identificação e resolução da tensão originada por pensamentos que podem acarretar a crise de pânico.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Acesse nossos canais